Prova do Encceja 2021 – local das provas

Para a prova do Encceja 2021 as questões serão 30 de múltipla escolha em cada uma das 4 provas objetivas. Também haverá redação. E isso se destina tanto para quem fará com o objetivo de obter certificado do ensino fundamental como médio. Confira mais informações sobre esse exame!Prova do Encceja 2021

Ao longo dos anos, as escolas públicas tem enfrentado muita desistência dos alunos que iniciam os estudos, mas não finalizam. Assim, seja por motivo de mudança de moradia ou constantes faltas, eles acabam desistindo de concluir o ensino fundamental e também o médio.

Por isso, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira juntamente com o governo criou o Encceja. Ele é consituído por uma prova e redação tendo uma nota mínima a ser alcançada para obtenção do diploma.

Esse Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma oportunidade para obter esse certificado e continuar avançando na conquista de uma carreira mais brilhante.

Então, se você possui acima de 15 anos completos poderá se inscrever para obtenção do certificado de ensino fundamental. Já para que tem acima de 18 anos completos poderá se inscrever para obtenção do certificado de ensino médio.

Saiba como funcionam essas provas do Encceja 2021 e obtenha uma excelente nota nas provas e na redação.

Prova do Encceja 2021 – Como é esse exame?o que cair na prova do encceja

O Encceja 2021 ocorre esse ano permitindo que você possa obter o seu certificado de ensino fundamental e/ou médio. Assim, é determinado um período de inscrição e data da prova. E, então, você se inscreve gratuitamente e aguarda realizar a prova com 30 questões.

As provas objetivas que serão aplicadas de ensino fundamental são:

  • Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Redação e Educação Física

As provas objetivas que serão aplicadas de ensino médio são:

  • Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e Códigos e suas tecnologias e redação, Ciências Humanas e suas tecnologias

Caso você seja maior de 18 anos e ainda não obteve o certificado de ensino fundamental é possível realizar a prova diretamente para o ensino médio. Assim, não precisa fazer as duas modalidades.

Elas são aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e a tarde!

Prova do Encceja 2021 – Como saber meu local de prova?

Após a inscrição que é realizada em maio de 2021, você precisará do cartão de confirmação, pois é nesse documento que saberá o local de sua prova. Assim, deverá acessar a página do participante Encceja 2021, inserir os seus dados e buscar pelo cartão.

Para isso, faça o seguinte:

  • Acesse o sistema ao clicar em Página do Participante pelo endereço eletrônicopágina do participante encceja 2021
  • Insira o seu CPF e senha
  • Em seguida, clique na figura solicitada e depois clique em Enviar
  • Agora, busque pelo cartão de confirmação e visualize o local de sua prova
  • Imprima e leve no dia de sua prova

Qual a nota mínima para obter o certificado?

Para você obter o certificado de conclusão é necessário atingir uma nota mínima. O sistema trabalha com o modelo de nota TRI – Teoria de Resposta ao Item. Assim, você precisará atingir uma média 100 e na redação a nota varia entre 0 a 10 sendo 5 a nota mínima para passar.

O Inep é responsável por todo o exame desde a elaboração das questões até a correção das provas. No entanto, para a obtenção do certificado é necessário você se dirigir até a unidade escolar em que fez o exame e solicitar o seu certificado ou declaração.

Conclusão

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens, Encceja, é um exame que avalia o Ensino Básico brasileiro. Através desse exame milhares de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo adequado tem a chance de se certificar no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Se você ainda não sabe, Encceja é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É apenas uma prova que, se atingida a nota mínima, você consegue completar os seus estudos.

Você não precisa pagar e muito menos dar qualquer justificativa por não ter finalizado o Ensino Fundamental ou Ensino Médio no tempo certo.

O diploma é concedido pela escola que você escolher no cadastro, sem qualquer diferença dos certificados tradicionais.

Para o Encceja você não precisa comparecer a aulas, apenas se inscrever dentro do prazo e realizar a prova na data divulgada.

Atingindo a nota mínima pronto, você tem o seu diploma da Educação Básica!

A prova é voluntária e gratuita, pessoas em reclusão também possuem a oportunidade de realizá-la para melhorando as chances no mercado de trabalho ao voltar ao convívio em sociedade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *