Cronograma Encceja 2021 – confira as datas importantes

Cronograma Encceja 2021 – confira as datas importantes!

As pessoas que não tiveram a chance de terminar o ensino fundamental ou o ensino médio, na sua respectiva idade normal de conclusão, poderão realizar o Encceja em 2021, para terminar os estudos.

É uma prova aplicada todos os anos pelo Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP).

O Encceja é a sigla para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que é feito todos os anos.

Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos

A finalidade dessa prova é a de assegurar um diploma para os brasileiros que não concluíram o ensino fundamental ou médio, em tempo hábil das suas faixas etárias, que são as normais. Para obter essa qualificação, o candidato deve prestar essa avaliação.

É muito importante que o candidato leia o edital para ficar por dentro de todos os detalhes do Encceja ao ser lançado, para essa prova, que com certeza irá mudar os rumos de sua vida, que está com uma idade avançada e ainda não pode concluir o ensino fundamental ou médio.

É uma grande chance para realizar o seu sonho, que é o de concluir os seus estudos.

O exame funciona da seguinte forma: o candidato se inscreve, num período que é o estipulado pelo INEP, na página do participante do Encceja 2021, aguardando o seu cartão de confirmação com o local, hora e data das provas.

Ele se prepara para fazer as provas, espera a divulgação do resultado e ao ser aprovado nas provas e com a divulgação do seu nome, pega o seu certificado.

Quando começa as inscrições do Encceja 2021?

um candidato fazendo prova encceja

Como já é de costume e em todos os anos, as inscrições acontecem sempre no primeiro semestre e no ano de 2021, se não houver nenhuma alteração, ela poderá ser feita no mês de abril ou maio.

O candidato deverá ficar atento ao edital, que será lançado com o cronograma encceja 2021 oficial e com a data correta para essa inscrição do interessado.

Para essas inscrições serem feitas de forma correta, o candidato deve ter alguns requisitos para conseguir essa certificação para o ensino fundamental o candidato deve ter no mínimo 15 anos de idade completos até o dia da prova.

Para o ensino médio, a exigência é que tenha no mínimo 18 anos completos, com um CPF cadastrado em seu nome e morando no Brasil.

Siga o cronograma Encceja 2021 previsto

  • Edital encceja 2021: Abril
  • Inscrições Encceja 2021: Maio
  • Cartão de confirmação: Agosto
  • Provas Encceja 2021: Agosto
  • Resultado Encceja 2021: Dezembro

Vai ter Encceja em 2021?

O Encceja é um dos maiores sonhos para alguns brasileiros para o término dos seus estudos. É uma realidade para o povo do Brasil e que não conseguiu terminar os seus estudos ao seu tempo.

O exame é uma alternativa considerada como a mais popular nos dias de hoje para terminar o ensino fundamental ou médio. É também uma das formas mais fáceis, rápidas e simples de conseguir um diploma.

O MEC ainda não se pronunciou se haverá a prova do Encceja com a pandemia do COVID-19 (Coronavírus). O que ainda pode ser muito cedo para definir isso, provavelmente na agenda do MEC, ele não será cancelado.

O importante é que enquanto não exista nenhuma posição do MEC, o candidato continue estudando normalmente. Até o momento a prova não foi cancelada para 2021.

Como fazer a inscrição do Encceja 2021?

p[agina do participante para inscrições encceja

Todo o processo de inscrição para o Encceja em 2021 é realizado pela internet e em seu site oficial (Clique aqui). Entre nessa plataforma, deixe todas as suas informações que forem solicitadas, depois coloque algumas de suas informações que são pessoais, como o endereço de residência, telefones para contato, documentos pessoais e etc.

Ao dar continuidade, sempre verifique se todos os dados digitados estão corretos. Aponte o seu nível da prova que deseja realizar, para ter essa certificação, que pode ser o ensino fundamental ou médio.

Responda a todas as questões que são relacionadas ao questionário socioeconômico. Informe também um e-mail que será para receber as notificações do Encceja 2021, finalizando a sua inscrição.

É importante também que durante essa inscrição tenha em mãos todos os seus documentos, principalmente o RG e o CPF do participante, além de inserir um telefone e e-mail que sejam válidos, que servirão para receber algumas informações importantes sobre o Encceja.

A inscrição é feita na página do participante Encceja 2021, num cadastro que é totalmente de graça.

Siga a todas as orientações no ato de sua inscrição, se atente na escolha da instituição para onde irá ser emitido o seu certificado, no caso de ser aprovado, procurando escolher um local que seja próximo de sua casa.

Ao finalizar, todos os procedimentos, deverá clicar em concluir e esperar a mensagem de que teve a sua inscrição concluída com sucesso.

O cartão de confirmação será divulgado em tempo, logo após a inscrição do candidato ser encerrada, que deverá ser aguardada, que oficialmente será publicada na sua página do participante Encceja 2021. O candidato pode imprimir o cartão de confirmação e o deixar em um local que seja visível, para não esquecer o dia, o local e o horário de sua prova.

O que cai no Encceja 2021?

A prova do Encceja em 2021 é dividida em 4 segmentos, com cada segmento sendo uma prova de uma disciplina que é lecionada no ensino fundamental e médio. Cada prova contém 30 questões que são de múltipla escolha.

A prova do ensino fundamental é com as disciplinas de:

  • Português,
  • Matemática,
  • Geografia,
  • História,
  • Ciências Naturais,
  • Língua Estrangeira, que pode ser o Inglês ou Espanhol
  • Além de disciplinas de Artes, Redação e de Educação Física.

No ensino médio as disciplinas em sua prova são de:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias,
  • Matemática e suas tecnologias,
  • Linguagens,
  • Códigos e suas tecnologias,
  • Ciências Humanas e suas tecnologias e uma Redação.

As provas serão feitas em 2 turnos, pela manhã e tarde. Será necessário que siga rigorosamente os horários de fechamento dos portões para não ficar de fora.

O sistema irá calcular a nota do candidato, por meio do sistema TRI – Teoria de Resposta de Item, sendo mais acertado e seguro esperar pelo seu resultado. Se prepare para a prova do Encceja em 2021.

Quem leu este artigo também gosta:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *