Ceeja 2021 – inscreva-se e conclua seu estudo, matrículas

Está procurando informações sobre o Ceeja 2021? Veja este artigo e descubra como funciona, como fazer a inscrição no Ceeja e descubra quais são os certificados que você pode obter com ele.

O Ceeja é um centro estadual de ensinopara aqueles que não puderam estudar na época certa, ou foram desistentes escolares. O aluno deve ter pelo menos 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio, veja mais informações a seguir.

O que é o Ceeja? O que ele tem a ver com o EJA? Veja a seguir

O que é o Ceeja

Importante dizer que o EJA e o Ceeja têm pontos em comum e pontos que os diferenciam, já que, não são a mesma coisa. Descubra o que o EJA e o Ceeja têm em comum:

  • Ambos são oportunidades para quem quer voltar a estudar.
  • Eles são focados em educação para adultos, ou aqueles que não participaram da escola regular na idade comum.
  • Fornecem certificado do Ensino Fundamental e Médio.
  • Abrem portas para Enem, vestibular e concursos que exijam certificados.

Mas afinal de contas, no que o Ceeja e o EJA são diferentes?

Entenda a seguir o que diferencia os dois programas do governo para estudantes:

  • O EJA funciona em todo o território nacional em escolas municipais, estaduais, ele é uma política pública da União. Já o Ceeja é estadual, já que sua sigla significa: Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos, ele está presente em todos os estados da União.
  • O ponto que mais marca a diferença deles é que o EJA é presencial, enquanto que no Ceeja não é presencial.

Por não ser presencial através do Ceeja é possível que a pessoa trabalhe e tenha afazeres durante o dia e muitas vezes filhos e casa à noite, e mesmo assim consiga estudar, além de estareconomizando tempo. Outro benefício de um curso não presencial, como o Ceeja, é a economia do transporte de quem precisaria se deslocar todo dia nas aulas.

Além disso, por não fazer parte de uma turma, o aluno pode aprender no seu próprio ritmo, seja ele mais lento ou mais rápido. Mas, também não terá contato com colegas e poderá ter dificuldades em aprender, principalmente se não for muito autodidata.

Portanto, em resumo, podemos dizer que:

“O Ceeja é um curso não presencial que tem como público adultos com mais de 15 ou 18 anos”

Quais as vantagens deste tipo de curso?

vantagem de ceeja

Veja os prós e contas do Ceeja e como ele funciona.

As principais vantagens de uma modalidade de ensino como o Ceeja é:

  • Dar acesso e favorecer a volta aos estudos
  • Economia de tempo e dinheiro
  • Mais tempo livre
  • Adaptação ao tempo de aprendizagem de cada aluno
  • Gratuito e oferecido pelo governo

Quais as desvantagens e problemas que podem ocorrer?

  • A principal desvantagem é sem dúvida a possibilidade de o aluno desanimar e não completar os estudos.
  • O aluno também pode ter dificuldades de se adequar a estudar sozinho e não conseguir aprender o conteúdo.

Ao se inscrever no Ceeja o aluno receberá todo o conteúdo e um plano de estudos para poder organizar o seu tempo. O conteúdo virá primariamente por meio de livros e no plano de estudos constará o que o aluno deve ler, em quais dias e quais exercícios precisará resolver naquele período.

Com o plano de estudos em mãos (que receberá junto com os livros),o aluno poderá gerenciar seu tempo da melhor forma que quiser. Poderá todo dia estudar um pouco, ou estudar tudo durante o sábado (não é o ideal).

Poderá até mesmo estudar de dois em dois dias, desta forma o estudante terá bastante liberdade e flexibilidade para gerenciar sua própria rotina de estudos. Este é uma das principais vantagens de estudar em casa, a flexibilidade e possibilidade de fazer sua agenda e ela se ajustar ao dia-a-dia.

Já as provas deverão ser feitas nas datas determinadas, e para que o aluno alcance o diploma ele deverá ser aprovado, nas provas que são de participação obrigatória. Se o aluno tiver necessidade de tirar dúvidas, ele pode recorrer ao Ceeja e ser atendido.

Como eu posso me inscrever no Ceeja 2021?

Como eu posso me inscrever no Ceeja 2021

Existem Ceejas espalhados por todo o território nacional, no estado de São Paulo são 32 unidades. A inscrição deverá ser feita diretamente em um Ceeja da sua região, ainda não existe uma página específica no Inep, então você precisará pesquisar no Google e fazer a inscrição presencialmente.

1° Passo: Pesquise no Google “Ceeja + seu estado” e descubra o centro de ensino estadual mais próximo de você.

2° Passo: Encontre o Ceeja mais próximo da sua casa, se precisar acesse o Google Maps para ter uma melhor ideia de espaço.

3° Passo: Compareça ao local, veja quais as datas disponíveis para inscrição os horários de funcionamento e quais as regras.

Já leve junto com você alguns documentos básicos, tais como:

  • RG e CPF – xerox e original
  • Três fotos 3×4
  • Título de eleitor
  • Conta de água, luz ou telefone para comprar residência.
  • Certificado de reservista (para pessoas do sexo masculino)
  • Certidão de casamento ou nascimento
  • Histórico escolar do último ano que concluiu

Em quanto tempo termino os estudos?

O tempo que você vai ficar estudando até conseguir seu diploma vai depender muito do ritmo como que você estuda e das séries que faltam, mas o tempo que você vai levar é, em média, 6 meses para cada série que faltar.

Portanto, suponhamos que você estudou até a 6 série, lhe faltarão a 7ª, 8ª e nona série. Então, você estudará cerca de um ano e meio até concluir o fundamental. Mas lembre-se que se você se dedicar este tempo poderá ser diminuído e você alcançará com mais rapidez se diploma.

Para cursar o ensino médio você precisará primeiro concluir o ensino fundamental.

#Dica: Se você precisa de uma classe de alfabetização, nos primeiros anos escolares da primeira à 4ª série, talvez seja o ideal que você procure o EJA, pois assim você terá mais facilidade de entender.

Conclusão

Enfim, neste artigo você viu como funciona o Ceeja e qual a diferença entre o centro estadual de ensino e o EJA. Também podemos notar que ele traz pontos positivos e pode ser difícil para alguns, por ser uma forma de estudar sozinho, com menos orientação. Mas, também é muito flexível e fácil de encaixar no dia-a-dia e é possível tirar as dúvidas no Ceeja.

Gostou das informações? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos também as novidades!

Se você quiser tirar seu certificado de conclusão de Ensino Médio ou Ensino Fundamental, deve prestar exame ENCCEJA. Entenda tudo sobre as inscrições para Encceja 2021 no nosso site.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *